Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Motor em Ação

Brasil retorna à Fórmula 1 com Gabriel Bortoleto de apenas 20 anos

Sauber anuncia Gabriel Bortoleto, e a competição volta a ter brasileiro em 2025

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Brasil retorna à Fórmula 1 com Gabriel Bortoleto de apenas 20 anos
Internet
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Brasil será novamente representado na Fórmula 1 e terá um piloto para uma temporada completa desde 2017: Gabriel Bortoleto. O jovem talento de 20 anos foi anunciado nesta quarta (6) como a aposta da entrada da Audi na maior competição do automobilismo em 2026.

“Trabalhei minha vida inteira para isso”, declarou Bortoleto, Forbes Under 30 no ano passado, em post nas redes sociais. Ele pilotará ao lado do alemão Nico Hülkenberg pela Stake F1 Team Kick Sauber no ano que vem, que se transformará na equipe de fábrica da Audi F1 em 2026.

“Estamos testemunhando atualmente uma mudança geracional na Fórmula 1, com jovens pilotos causando impacto imediato. Ao contratar Gabriel Bortoleto, garantimos um desses grandes talentos. Sua contratação ressalta a estratégia de longo prazo da Audi e o comprometimento com a F1”, declarou Gernot Döllner, CEO da AUDI AG e presidente do conselho de administração da Sauber Motorsport AG.

Publicidade

Leia Também:

Líder do atual campeonato da Fórmula 2, e campeão da Fórmula 3 em 2023, ele já tem 30 pontos da superlicença (documento exigido para guiar na categoria) e, mesmo que não leve o título da F2 deste ano, conseguiria os dez restantes só por terminar a temporada, ao menos, em sexto lugar.

O jovem de São Paulo será o 32º piloto do Brasil a passar pela categoria; o primeiro desde Pietro Fittipaldi, que substituiu Romain Grosjean nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi após o grave acidente do franco-suiço em 2020, e o primeiro desde Felipe Massa, em 2017 - quando se trata de temporadas inteiras.

Quem é Gabriel Bortoleto?

Vindo de São Paulo, Bortoleto chamou atenção em 2023 ao dominar sua temporada de estreia e vencer o campeonato de Fórmula 3 da FIA. “Foi, sem dúvida, o ano mais importante da minha carreira. Me trouxe muita maturidade e confiança”, disse ele à Forbes no ano passado, já com expectativas de entrar para a F1.

A trajetória de Bortoleto começou no kart aos seis anos. Aos 12, mudou-se para a Europa com sua família para perseguir seu sonho de entrar na Fórmula 1. Em 2019, conquistou a terceira colocação no mundial do kart, que o levou no ano seguinte à sua primeira temporada nos carros de fórmula, disputando o Campeonato Italiano de F4.

Depois, em 2021 e 2022, passou pela Fórmula Regional European Championship by Alpine, antiga F3, antes de ingressar na F2. Atualmente, ele lidera a classificação do campeonato de Fórmula 2 da FIA.

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.