A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo realizou, na noite desta terça-feira (23/6), uma Sessão Solene em homenagem aos 35 anos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, reunindo autoridades, gestores públicos, servidores e representantes da sociedade civil para celebrar a trajetória da entidade que se tornou referência nacional em cooperação regional.
A cerimônia contou com a presença do presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi; do secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva; e do presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, Danilo Lima.
Durante o evento, foi destacada a importância histórica do Consórcio na articulação de políticas públicas conjuntas entre os sete municípios do Grande ABC, consolidando ações regionais em áreas como saúde, segurança pública, mobilidade, habitação, meio ambiente, desenvolvimento econômico e direitos humanos.
Em seu pronunciamento, Guto Volpi ressaltou que os 35 anos da instituição representam uma construção coletiva que atravessa diferentes gestões e gerações de servidores públicos.
"O Consórcio ABC é uma das maiores demonstrações de que o diálogo e a cooperação entre os municípios geram resultados concretos para a população. Celebrar esta trajetória é reconhecer todos aqueles que contribuíram para transformar a integração regional em uma política pública permanente", afirmou Guto.
O presidente da entidade também destacou os desafios futuros da região e reforçou o compromisso da atual gestão com agendas estratégicas para o desenvolvimento regional, incluindo o fortalecimento das políticas de cultura e turismo como instrumentos de geração de emprego, renda e valorização da identidade do Grande ABC.
Reconhecimento a quem construiu a história
Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi a homenagem a profissionais, gestores e representantes de Grupos de Trabalho (GTs) que contribuíram para projetos e iniciativas importantes ao longo da história do Consórcio.
Foram homenageados representantes das áreas de saúde, segurança pública, educação, meio ambiente, habitação, turismo, gestão de riscos, memória regional, igualdade racial, diversidade sexual e políticas para as mulheres.
Também houve uma homenagem especial em memória de Fernando Bonísio, que teve destacada atuação na coordenação do Grupo Trabalho (GT) Turismo e contribuiu para o fortalecimento da agenda turística regional - ele faleceu em 2025.
Homenagem aos servidores
Encerrando a cerimônia, o Consórcio ABC prestou uma homenagem coletiva aos seus servidores de carreira, reconhecendo o papel desempenhado por esses profissionais na continuidade e fortalecimento da instituição ao longo de mais de três décadas.
O momento emocionou os presentes e simbolizou o reconhecimento à dedicação daqueles que ajudaram a consolidar o Consórcio como uma das mais importantes experiências de governança regional do Brasil.
Criado em 1990, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC reúne os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, atuando na construção de soluções conjuntas para os desafios e oportunidades da região.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se