Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 05 de Outubro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Cidade São Paulo

CULTSP PRO realiza programação gratuita em agosto no Edifício Oswald de Andrade

Destaques incluem exposições, sessões de cinema ao ar livre, sarau literário, espetáculo infantil e ensaio de dança contemporânea, dentre outras atividades

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
CULTSP PRO realiza programação gratuita em agosto no Edifício Oswald de Andrade
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promove uma série de atividades gratuitas durante o mês de agosto no Edifício Oswald de Andrade, localizado no bairro do Bom Retiro, região central da capital paulista. A programação é aberta ao público e inclui teatro, cinema ao ar livre, encontros literários, exposições, apresentações de dança, atividades formativas e debates culturais.

O CULTSP PRO é gerido pelo idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão e a sua sede, no Oswald de Andrade, se consolida como espaço de convivência e difusão de produções diversas, com agenda semanal acessível e inclusiva.

Entre os destaques de agosto está o ciclo de cinema ao ar livre, sempre às sextas-feiras, às 19h, com clássicos como Cantando na Chuva, Os Guarda-Chuvas do Amor, Fantasia, O Mágico de Oz e Fantasia. A programação acontece no Jardim do Oswald. No Cineclube Oswald haverá as apresentações dos filmes Ressurgido e Rastro Neural, de Ribamar Nascimento, ambos no dia 8, a partir das 19 horas.

Publicidade

Leia Também:

No campo das artes visuais, o público poderá conferir a mostra Pele, inscrita – filmes brasileiros contemporâneos processados à mão, com curadoria de Tetsuya Maruyama, no dia 7, às 19h, no auditório. Ainda nas exposições, seguem abertas até 9 de agosto as mostras A Grande Página & Outros Dátilos, de João Reynaldo, e Feliz Ano Novo, do Teatro dos Sentidos, que chega ao edifício com exposição e apresentação teatral.

O público também poderá conferir até o dia 11, na área de convivência do edifício, a  Exposição desIGUAL, da artista visual Thays Leonel. Esta exposição é o resultado prático do curso Planejamento e Produção de Exposições, ministrado pela professora Diana Vaz. Ao longo da disciplina, os estudantes se dedicaram ao planejamento e à produção desta mostra da artista Thays Leonel, com o acompanhamento da professora Diana e da equipe da Escola de Patrimônios e Equipamentos do CULTSP PRO. Com uma produção marcada por pesquisa e experimentação, Thays Leonel apresenta obras que atravessam a existência das mulheres, destacando suas vivências, invisibilidades e lutas. 

Os Sábados Literários, que ocorrem no dia 9, das 13h30 às 18h, reúnem autores como Monique Malcher e João Reynaldo, além de atividades como visita guiada, sarau e performances literárias. Já no dia 23 acontece o Clube de Leitura – Prosa e Poesia, com debates sobre as obras Pequena Coreografia do Adeus, de Aline Bei, e Veludo Rouco, de Bruna Beber.

A programação infanto juvenil e familiar inclui o experimento cênico Barulhos, da companhia 28 Patas Furiosas, com sessões no dia 6, e o espetáculo Feche os Olhos, da Trupy Teatral, nos dias 27 e 29, sempre às 20h. Também haverá apresentação do Teatro dos Sentidos, com Feliz Ano Novo, nos dias 08/08 e 09/08, às 14h e 17h.

A dança marca presença com o ensaio aberto de Ntanga, no dia 11, às 19h. A obra mergulha na cosmo percepção Bantu e na estética da cultura negra brasileira. O projeto foi contemplado pelo edital Fomento CULTSP PROAC nº 23/2024.

Além das atrações fixas no Edifício Oswald de Andrade, o espaço também participa da 4ª edição do ERUV, promovido pela Casa do Povo no dia 23, e do tradicional Festival da Cultura Coreana, que acontece nos dias 16 e 17, a partir das 10h.

A Jornada do Patrimônio, com o tema história, imigração e cultura judaica, será realizada no dia 17, às 14h. O encontro apresentará um panorama das tradições e contribuições das comunidades judaicas no Brasil.

A programação ainda conta com os encontros semanais Dedinho de Prosa, sempre às quartas, das 15h às 16h, voltado à terceira idade, com rodas de conversa e leituras no Espaço do Livro.

O Programa

O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura é voltado à formação e qualificação do setor cultural e criativo no Brasil. Desde seu lançamento, em outubro de 2024, o programa já ofertou mais de 180 cursos, distribuídos em mais de 260 turmas na capital e em todas as regiões administrativas do Estado. Apenas no ano passado, foram cerca de 2,5 mil alunos matriculados e mais de 10,6 mil participantes em palestras e masterclasses. Em 2025, já são aproximadamente 3,5 mil alunos matriculados, considerando o primeiro quadrimestre e o início do segundo. No mesmo período, houve mais de 2,6 mil participantes em palestras e masterclasses. A previsão é de mais de 5 mil alunos matriculados e 17 mil participantes em atividades formativas até dezembro.

Dividido em seis escolas temáticas, o CULTSP PRO oferece formações nas áreas de artes cênicas, produção musical, cenografia, curadoria, gestão de museus, audiovisual, games, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e empreendedorismo cultural. O Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro também integra a iniciativa, com foco no fortalecimento de grupos artísticos e valorização das culturas regionais.

CULTSP PRO – Programação de agosto no Edifício Oswald de Andrade
Local: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Entrada gratuita | Classificação indicativa: livre (salvo indicações específicas)

Encontros
Dedinho de Prosa – Quartas, 15h às 16h | Espaço do Livro

Cinema ao ar livre
Sextas, 19h | Jardim do Oswald
Filmes: Cantando na Chuva (dia 1º) com o apoio do Institut Français, Os Guarda-Chuvas do Amor (dia 15) com apoio do Institut Français, O Mágico de Oz (dia 22), Fantasia (dia 29).

Cineclube Oswald
8 de agosto, 19h, sessão dupla dos filmes: Ressurgido (30 min)  e Rastro Neural (25 min), ambos dirigidos por Ribamar Nascimento

Artes Visuais
Pele, inscrita – 07/08, 19h | Auditório
A Grande Página & Outros Dátilos, de João Reynaldo – até 09/08 | sala de exposições
Feliz Ano Novo (Teatro dos Sentidos) – até 09/08 | Saguão
desiGUAL, da artista visual Thays Leonel - até 11/08

Literatura
Sábados Literários – 09/08, das 13h30 às 18h | Espaço do Livro e Galeria
Clube de Leitura: Prosa & Poesia – 23/08, das 13h às 17h | Espaço do Livro

Teatro
Barulhos – 06/08, 10h e 15h | Auditório 03
Feche os Olhos – 27 e 29/08, às 20h | Auditório 03
Feliz Ano Novo – 08/08 e 09/08, às 14h e 17h | Auditório 07

Dança
Ntanga – Ensaio aberto | 11/08, 19h | Auditório 03

Eventos especiais
Festival da Cultura Coreana – 16 e 17/08, a partir das 10h
ERUV 2025 – 23/08 (sábado)
Jornada do Patrimônio – Cultura Judaica – 17/08, 14h | Sala 28

FONTE/CRÉDITOS: Luciana Canuto
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Cidade a Cidade
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR