Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 10 de Agosto 2026
Mundo

Forte terremoto provoca mortes e destruição na Colômbia

Tremor de de magnitude 7,4 atinge oeste do país, deixa dezenas de mortos, provoca desabamentos e interrompe operações em aeroportos da região.

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Forte terremoto provoca mortes e destruição na Colômbia
Tremor provocou desabamentos, interrupções em aeroportos e operações de emergência em várias cidades colombianas/Foto: REUTERS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Colômbia na manhã desta segunda-feira (10/08), deixando ao menos 111 mortos e 87 feridos, segundo informou o presidente colombiano Abelardo de la Espriella. Mais de 1.500 construções residenciais e outras 61 estruturas desabaram. Danos foram registrados em seis aeroportos. 

tremor ocorreu às 7h34 no horário local (9h34 de Brasília). Segundo os serviços geológicos da Colômbia e dos Estados Unidos, o epicentro foi registrado próximo a San José del Palmar, no departamento de Chocó. O Serviço Geológico Colombiano informou que o tremor ocorreu a uma profundidade de 82 quilômetros.

Autoridades locais confirmaram que pelo menos 40 pessoas morreram na região de Risaralda, onde fica a cidade de Pereira, que foi duramente atingida, e 27 pessoas na região do Vale do Cauca, onde fica Cali, a terceira maior cidade da Colômbia. Pelo menos três das vítimas fatais no Vale do Cauca eram crianças, afirmou o governador.

Publicidade

Leia Também:

Quatro pessoas morreram em Chocó e outras duas na cidade de Manizales, na região de Caldas. Mais mortes seguem sendo confirmadas em todo o país.

Carro destruído pelos escombrosCarro destruído pelos escombros
Terremoto de magnitude 7,4 deixou ao menos 18 mortos no oeste da Colômbia.Foto: Santiago Saldarriaga/AP Photo/picture alliance

Relatos de danos e resgates

Em Cali, 20 edificações desabaram, deixando pessoas presas sob os escombros.O prefeito da cidade, Alejandro Eder, informou que equipes de resgate atuam em diferentes pontos da cidade. "Temos pelo menos 20 estruturas colapsadas em Cali, com pessoas presas. Solicitei apoio aos prefeitos de Bogotá e Medellín para reforçar as operações de resgate", disse.

A governadora de Chocó, Nubia Carolina Córdoba, relatou nas redes sociais a existência de feridos e danos significativos em edifícios. Um vídeo obtido por um jornalista da AFP mostra um prédio que desabou em Quibdó, capital do departamento e cidade mais próxima do epicentro.

Imagens divulgadas pela imprensa local também mostram casas destruídas em cidades como Pereira e Manizales, na região conhecida como Eixo Cafeeiro.

"Não há energia elétrica nem sinal de celular. Foi muito forte. Objetos caíram dentro de casa", relatou à AFP Martha Estrada, de 66 anos, moradora da região.

Seis aeroportos danificados

A Aeronáutica Civil informou que os aeroportos de Pereira, Manizales, Quibdó, Armênia, Cartago e Buenaventura sofreram danos provocados pelo terremoto. Por motivos de segurança, as operações permanecem suspensas até a conclusão das inspeções estruturais.

Segundo o órgão, equipes mantêm monitoramento permanente da situação, e os passageiros devem acompanhar os canais oficiais e as informações das companhias aéreas, já que voos podem ser afetados.

Os aeroportos de Pereira, Manizales e Armênia estão localizados na região cafeeira, uma das áreas mais atingidas pelo sismo. Já o aeroporto de Quibdó atende o departamento de Chocó, onde foi registrado o epicentro do terremoto. Os terminais de Cartago e Buenaventura ficam no departamento de Valle del Cauca, cuja capital é Cali.

Governo mobiliza resposta à emergência

O presidente Abelardo de la Espriella convocou um comitê de emergência para acompanhar a situação e anunciou a instalação de um Posto de Comando Unificado (PMU) para coordenar o atendimento aos afetados e a resposta nas áreas atingidas.

"Estarei pessoalmente em Pereira para apoiar os afetados e verificar a resposta do governo. Vocês não estão sozinhos. O Estado está presente e atuando", escreveu o presidente na rede X.

De la Espriella, que assumiu o cargo há três dias em uma cerimônia realizada em Cali, informou que viajará à região para acompanhar os trabalhos de resgate e assistência.

O vice-presidente José Manuel Restrepo também se manifestou sobre a tragédia. Em mensagem publicada nas redes sociais, afirmou que a prioridade é proteger vidas, resgatar pessoas presas nos escombros, atender os feridos e levar ajuda às comunidades mais afetadas.

As autoridades seguem avaliando os danos e atualizando o balanço da emergência.

Torre de igreja danificadaTorre de igreja danificada
Igreja foi danificada após o forte terremotoFoto: Andres Valencia/AFP

Tremor foi sentido em países vizinhos

O tremor também foi sentido em países vizinhos. Em Quito, capital do Equador, moradores relataram abalos, assim como em diversas províncias do Panamá, onde alguns hospitais foram evacuados. Há registros, ainda, de tremores percebidos em regiões da Venezuela.

As autoridades colombianas descartaram a emissão de alerta de tsunami.

No Panamá, equipes de emergência avaliam possíveis danos na região fronteiriça de Darién.

Bogotá registra evacuações

Em Bogotá, prédios foram evacuados após o tremor. Segundo jornalistas da AFP, moradores chegaram às ruas ainda de pijama, em meio ao som de sirenes.

"O tremor foi muito forte", afirmou a criadora de conteúdo Valeria Polo, de 29 anos.

O prefeito da capital, Carlos Galán, disse à rádio Blu que, até o momento, foram registradas apenas rachaduras superficiais em algumas residências e edifícios.

FONTE/CRÉDITOS: Redação DW

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Cidade a Cidade
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR