O Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci) do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) vai promover, nesta quarta-feira (22), a partir das 9h, a inauguração do novo mural com pinturas assinadas por Mena e outros oito grandes artistas. Intitulado "Arte que cuida", o projeto tem como objetivo levar mais beleza e acolhimento para o dia a dia de crianças e adolescentes em tratamento, além de sensibilizar e retribuir o cuidado que tantas pessoas dedicam aos pacientes.
Além de Mena, se uniram à causa os artistas Aleksandro Reis, Mauro Veracidade, Clara Leff, Renato Gave, A Folego, Igana, Cusco Rebel e Rafael Sanches. A escolha dos muralistas convidados foi feita a partir do propósito e compromisso com o impacto social da cultura, para que a obra coletiva possa celebrar a força da infância e o poder de transformação que nasce da união entre a arte e o cuidado. Realizada em parceria com a Fundação Criança e com o apoio das empresas Sherwin-Williams e Colorgin, que doaram os materiais usados para a pintura, a intervenção artística aconteceu entre 13 e 17 de outubro.
Segundo MENA, projetos como o mural do Itaci são um ato de empatia, colaboração e serviço. "Quando o artista doa seu tempo, sua cor e sua energia para um espaço como o Itaci, ele também se transforma. Essas ações lembram que a arte é um gesto de amor coletivo e que, quando compartilhada, tem o poder de mudar não só as paredes, mas também as pessoas", afirma.
A ação também trouxe melhorias estruturais para a Instituição, seus pacientes e acompanhantes. Foram podadas árvores que estavam no local antes da pintura, o que gerou o aprimoramento da circulação nas calçadas e valorizou ainda mais a região.
"A intervenção artística é uma importante ação de valorização do hospital, da região e dos pacientes, familiares e colaboradores. Por meio da arte buscamos promover o acolhimento e o cuidado, aflorar a sensibilização e inspirar aqueles que estiverem aqui, ou passarem pelas calçadas da nossa Instituição. Agradecemos aos artistas envolvidos que voluntariaram seus talentos artísticos e também aos parceiros que contribuíram com o projeto em prol da causa do tratamento oncológico infantil", finaliza a Diretora Executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes.
Apresentação Projeto "Arte que cuida"
Data: 22 de outubro (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci)
Endereço: Rua Galeno de Almeida, 148 - Pinheiros
Sobre o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci)
Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança, Ação Solidária Contra o Câncer Infantil (ASCCI) e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o Itaci é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002, e é ligado ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Oferece tratamento para crianças e adolescentes, diagnosticados com câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos.
Atuante na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou, em 2024, cerca de 12 mil consultas médicas ambulatoriais, mais de 5 mil consultas multiprofissionais, em torno de 5.800 mil sessões de quimioterapia e 526 internações. Entre as especialidades atendidas: leucemias, linfomas, neuroblastomas, sarcomas das partes moles, retinoblastomas, doenças hematológicas não oncológicas e tumores sólidos (do sistema nervoso central, ósseos, das células germinativas, renais e hepáticos).
Sobre o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo é um dos maiores centros de Oncologia da América Latina que atende, exclusivamente, pela rede pública de saúde. Está localizado na região central da capital e integra o complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Inaugurado em maio de 2008, já atendeu mais de 141 mil pacientes e possui 38 mil pacientes ativos (em tratamento e acompanhamento). Em reconhecimento por seu compromisso com a Qualidade e Segurança do paciente, o Icesp é acreditado internacionalmente, desde 2014, pela Joint Commission International (JCI) e pela Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities (CARF). Sendo, atualmente, o único hospital da rede pública acreditado pela JCI.
Sobre Mena
Popularmente conhecido como Mena, Gabriel Menezes começou sua trajetória na arte ainda criança, sendo estimulado a ser criativo e brincar com as cores. Na vida adulta, encontrou na arte sua melhor versão, tanto como pessoa quanto como profissional. Hoje, é um muralista reconhecido por suas pinturas e trabalhos que elevam causas sociais, trazem cor para a cidade de São Paulo e inspiram pessoas de diversos lugares do mundo. A Técnica de Vírgulas, sua marca registrada, é autoral e foi inspirada no Pontilhismo, método criado no século XIX, na França. Em vez de pontos, suas criações são compostas por traços em forma de vírgulas. A ideia é que as obras passem a ideia de continuidade — nunca de ponto final. No cotidiano agitado de São Paulo, suas obras convidam moradores, trabalhadores e pedestres a redescobrir os espaços através do olhar. A arte vira ponte entre o caos urbano e a leveza da vida.

Comentários: