Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 03 de Agosto 2026
Esportes

João Guimarães reage a acidente coletivo e conquista pódio na Super em noite desafiadora da STR

Após liderar os treinos e garantir a pole da divisão, piloto paraibano abandona a Corrida 1, assume carro reserva e avança seis posições para terminar a segunda prova em P2

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
João Guimarães reage a acidente coletivo e conquista pódio na Super em noite desafiadora da STR
João Guimarães #113 (Carlos Rossi/CARR Press)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A estreia de João Guimarães em corridas noturnas reuniu extremos em Interlagos. Depois de liderar a Divisão Super nos treinos e conquistar a pole position, o paraibano foi retirado da Corrida 1 por um acidente coletivo ainda na volta inicial. Poucas horas depois, retornou com um carro reserva, escalou o pelotão e garantiu o excelente segundo lugar da categoria.

A velocidade apresentada desde a sexta-feira indicava um fim de semana promissor para o piloto do Chevrolet Celta nº 113. Com poucas voltas no primeiro treino livre, João marcou 2min13s715, foi o mais rápido da Divisão Super e terminou a sessão com o segundo melhor tempo de todo o grid.

No TL2, realizado pouco depois, o paraibano encontrou ainda mais desempenho. A volta de 2min12s516 colocou João no topo da classificação geral, confirmando sua rápida adaptação às novas referências impostas pelas atividades noturnas em Interlagos.

Publicidade

Leia Também:

A sequência positiva continuou na tomada de tempos, disputada por volta das 22h de sexta-feira. Com 2min12s799, Guimarães assegurou a pole position da Celta Super e a quinta melhor marca geral, encerrando a preparação como um dos principais destaques da programação.

Corrida 1: perigo e abandono antes da primeira volta

João alinhou na posição de honra da Celta Super para disputar a primeira corrida noturna de sua carreira. O modelo utilizado na divisão é equipado com motor Chevrolet 1.4 de 114 cv e, conforme o procedimento da STR, o pelotão dos Celtas parte depois dos carros Ônix.

Logo após a largada, um dos Ônix sofreu um acidente na entrada da reta oposta e permaneceu atravessado no centro da pista. A situação ganhou contornos ainda mais delicados diante da baixa luminosidade existente naquele trecho do circuito.

O pelotão dos Ônix já havia seguido adiante quando o grupo dos Celtas se aproximou do ponto do acidente, com João na liderança da divisão. A baixa luminosidade dificultou a identificação antecipada do carro atravessado no centro da pista e desencadeou uma colisão coletiva, com diversos competidores atingindo outros veículos, o muro e as barreiras de proteção.

João não conseguiu completar a primeira volta. O Celta nº 113 sofreu danos que inviabilizaram qualquer tentativa de reparo antes da segunda corrida, programada para poucas horas depois.

Corrida 2: carro reserva e reação imediata

Sem tempo suficiente para recuperar o equipamento principal, João retornou ao grid com um carro reserva e precisou partir da 18ª posição. O impacto da primeira prova, entretanto, não diminuiu sua disposição para reagir.

Autorizada a largada, o paraibano iniciou uma escalada firme. Ao fim da primeira volta, já havia conquistado três posições e aparecia em 15º. No giro seguinte, avançou para o 14º lugar, mantendo-se em ritmo forte mesmo depois de perder momentaneamente uma colocação durante as disputas do terceiro giro.

A recuperação voltou a ganhar força na sequência. João retomou o 14º posto, alcançou a 13ª posição na sexta volta e, no giro seguinte, avançou novamente. Da oitava passagem até o encerramento, sustentou o espaço conquistado em meio a uma corrida tensa, disputada sob condições inéditas para o piloto e para a própria categoria.

A bandeirada confirmou uma recuperação de seis posições no pelotão e o segundo lugar da Divisão Celta Super. O resultado ganhou peso adicional pela sucessão de acontecimentos enfrentados entre as duas provas: o acidente coletivo, a impossibilidade de utilizar o carro principal, a troca de equipamento e a necessidade de reconstruir o fim de semana partindo do fundo do grid.

A atuação também refletiu o trabalho desenvolvido com o coach Elder Martins, que acompanha João no processo de adaptação aos carros de turismo e participou da preparação para o desafio noturno em Interlagos.

Siga João Guimarães nas redes:

Instagram: @joaoguimaraespiloto

YouTube: @JoaoGuimaraes_Piloto

João Guimarães conta com patrocínios e apoios de: PBGás | Armazém Paraíba | TAXLAB Inteligência Tributária | TVT Transportes | Construtora Daterra | JR Esquadrias | ISEC – In School English Course | Brascryl Impermeabilizantes | Solomassa | Red Line Motor Sport | Chico Paraíba | Espaço Físico Academia | Pilotech | CorreioTV | Marcio Rosa Marcas e Patentes | Crescer Distribuidora | Adriano Barbearia | Art Dhuarte | Terapia Holística Bandeira

FONTE/CRÉDITOS: Carlos Rossi

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Cidade a Cidade
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR