Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Motor em Ação

Novas Regras Prometem Evitar Designs Idênticos e Estimulam Criatividade das Equipes

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou recentemente um conjunto de renderizações que detalham as principais mudanças nos regulamentos técnicos da Fórmula 1 para 2026.

Davi Arraz
Por Davi Arraz
Novas Regras Prometem Evitar Designs Idênticos e Estimulam Criatividade das Equipes
Internet
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As novas regras estão sendo desenvolvidas com o objetivo de equilibrar o desempenho dos carros e ampliar a liberdade de design para as equipes, permitindo soluções mais criativas e reduzindo as chances de projetos idênticos no grid.

Desde o anúncio inicial das diretrizes para 2026, a FIA tem buscado ajustar as novas regras em parceria com as equipes. O foco é criar um ambiente que estimule a diversidade de soluções aerodinâmicas, ao mesmo tempo em que atende às metas de desempenho e sustentabilidade. Embora as renderizações iniciais apresentem apenas conceitos gerais, as mudanças prometem permitir abordagens mais agressivas e diferenciadas por parte dos designers.

Mudanças na Asa Dianteira

Uma das alterações mais visíveis é a nova composição da seção externa da asa dianteira. As novas regras substituem a tradicional barbatana vertical por um plano de mergulho mais fino e com uma corda mais larga, fixado na placa final. Essa região agora oferece mais liberdade aos projetistas, que poderão explorar diferentes soluções para otimizar o fluxo de ar ao redor do carro.

Publicidade

Leia Também:

Outra mudança importante envolve o perfil da placa final da asa dianteira. As equipes terão autonomia para modificar essa área conforme suas necessidades específicas, o que deve aumentar a variedade de designs ao longo do grid.

Evolução nas Rodas e Resfriamento

As capas totalmente fechadas das rodas, presentes nos modelos atuais, darão lugar a um novo formato de disco, com uma seção central que expõe o aro da roda. Essa mudança impactará diretamente o resfriamento e a aerodinâmica gerada pelo conjunto roda-pneu, oferecendo um novo desafio aos engenheiros.

O Papel do Assoalho e Difusor

O assoalho, que representa a maior fonte de desempenho aerodinâmico dos carros modernos, também passou por revisão significativa. Foram introduzidas cinco cercas na borda frontal do piso, proporcionando maior controle do fluxo de ar e mais opções de design. Além disso, o volume do difusor foi ampliado, com a linha de chute adiantada, oferecendo mais espaço para otimização do fluxo de ar sob o carro.

Outra novidade é a adição de uma pequena aba Gurney à frente dos pneus traseiros. Essa solução dará aos designers maior controle sobre a turbulência gerada nessa região, enquanto a parede lateral do difusor apresenta uma abertura no estilo “ratoeira”, já utilizada nos regulamentos atuais.

Traseira e Novas Possibilidades Aerodinâmicas

Na parte traseira do carro, as renderizações mostram uma asa com formato angular de colher, composta por três elementos. O design difere das imagens iniciais, que apresentavam uma asa plana, sugerindo que haverá maior liberdade para a individualização dos projetos. Além disso, os pilares de montagem no estilo "pescoço de cisne" foram substituídos por variantes montadas sob a asa, proporcionando novas alternativas de design.

Liberdade Criativa para Evitar Uniformidade

A FIA reforça que as renderizações apresentadas representam apenas uma interpretação preliminar dos novos regulamentos. O objetivo central é assegurar que as equipes tenham liberdade suficiente para inovar, evitando que os carros tenham designs idênticos. Isso também atende a uma preocupação levantada pelas equipes: a necessidade de preservar a eficiência aerodinâmica sem limitar a criatividade dos engenheiros.

Com as novas regras para 2026, a Fórmula 1 busca equilibrar desempenho, sustentabilidade e diversidade no design, prometendo uma nova era de competição mais dinâmica e inovadora. As equipes agora aguardam a aprovação final para dar início aos projetos, que deverão moldar o futuro da categoria mais prestigiada do automobilismo mundial.

 

FONTE/CRÉDITOS: Davi Arraz
Comentários:
Davi Arraz

Publicado por:

Davi Arraz

Jornalista, Publicitário, 42 anos de experiência no meio de comunicação. Amante do esporte a motor, amor a Deus acima de todas as coisas e amor a família.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.