Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cidade Uberlândia

Prefeito Paulo Sérgio sanciona tarifa zero para estudantes em Uberlândia

Gratuidade no transporte público beneficiará 43 mil estudantes e visa reduzir evasão escolar na cidade

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Prefeito Paulo Sérgio sanciona tarifa zero para estudantes em Uberlândia
O prefeito foi recebido por alunos da rede pública de Uberlândia. Crédito: Lucas de Carvalho
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta quinta-feira (9), o prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, sancionou a lei que institui a tarifa zero para estudantes no transporte público municipal. A medida, que beneficiará inicialmente 43 mil estudantes cadastrados no sistema integrado, é um compromisso de campanha do atual gestor e busca não apenas aliviar os custos para as famílias, mas também incentivar a educação e o acesso à cidadania.

Durante a solenidade de sanção, realizada na presença de estudantes, autoridades locais e secretariado municipal, o prefeito destacou a importância do projeto:

“Eu vivi isso na pele como estudante e sei como a passagem pesa no orçamento das famílias. Essa medida é uma política pública que transforma a vida das pessoas e incentiva os jovens a estudarem e aproveitarem atividades culturais, esportivas e de lazer na nossa cidade.”

Publicidade

Leia Também:

Como será a implementação da tarifa zero?

O decreto que regulamentará o benefício será publicado em fevereiro de 2025, dando início ao processo de recadastramento dos estudantes.

Para ter acesso à gratuidade, será necessário apresentar documentação que comprove matrícula em cursos com carga horária superior a 600 horas anuais. Um novo cartão, com foto e informações do aluno, será emitido.

O custo anual estimado do programa é de R$ 13 milhões, que serão subsidiados por meio do orçamento da Secretaria de Trânsito e Transportes.

Veja um resumo do evento:

Impactos na educação e na cidadania

Além de facilitar o deslocamento para escolas e universidades, o projeto é visto como uma ferramenta estratégica para reduzir a evasão escolar em Uberlândia. A gratuidade também abrange estudantes de cursos profissionalizantes e pós-graduação, ampliando o alcance da iniciativa.

Durante a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal, Zezinho Mendonça, reforçou a importância do projeto para o desenvolvimento social e educacional da cidade.

A previsão é que o programa esteja totalmente implementado até o início do ano letivo de 2025, consolidando Uberlândia como referência na promoção de políticas públicas voltadas à educação.

 
 
FONTE/CRÉDITOS: Matheus Borsato , em Uberlândia
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.