O nível de formação profissional dos servidores públicos da Prefeitura de Uberlândia é destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025. Conforme divulgação feita pelo Centro de Liderança Pública (CLP), a cidade é a 2º melhor do país e a 1ª de Minas Gerais no indicador “Qualificação do servidor”, do pilar “Funcionamento da máquina pública”.
“Contamos com profissionais capacitados e preparados para atuar em favor da população e esse resultado reforça essa condição. Os servidores municipais são a base de um governo sólido, que se dispõe a atender às necessidades diárias e aos desafios apresentados pelos cidadãos. Parabenizo a todos pelo empenho e reconhecimento”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.
No quesito avaliado pelo ranking, Uberlândia obteve aproveitamento de 86,34%. A cidade superou todas as capitais brasileiras. O indicador “Qualificação do servidor” mostra a razão entre o número de servidores públicos municipais da administração direta com ensino superior e o número total servidores públicos municipais da administração direta.
O Ranking de Competitividade dos Municípios analisa 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas. O relatório é uma ferramenta indispensável para gestores municipais que buscam tomar decisões baseadas em evidências. A pesquisa aponta temas prioritários que geram transformações concretas e potencializam o impacto positivo das gestões públicas.
Também no Ranking de Competitividade, neste ano, Uberlândia foi destaque nas dimensões Ambiental (Environmental), Social (Social) e de Governança (Governance) – ESG, ficando em 7ª entre os municípios brasileiros mais bem avaliados nesses critérios. O estudo, desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), analisa a eficiência das políticas públicas em setores essenciais para a qualidade de vida, bem-estar e economia da população por meio do ranking dos municípios com melhor performance nos critérios ESG.

Comentários: