Durante o mês da Consciência Negra, a Sala ACIMA, na Casa Bradesco, apresenta uma agenda especial com encontros e debates que destacam a potência da produção artística e intelectual negra. A programação reúne importantes representantes do movimento preto.
Entre os destaques, o Sonora ACIMA – Falas, Batidas e Encantarias recebe Beth Belli, Lys Ventura e Jup do Bairro, em 16/11, para uma jam que mistura música de terreiro, rap e hip-hop, com mediação de Karen Cunha. Já o Mata Talks Vozes Negras em Movimento (18/11) traz reflexões sobre fotografia, arte, tecnologia e literatura com Georgia Niara, Kelly Pires e Claudia Alexandre, mediação de Letícia Vidica. Encerrando o mês, no dia 25/11, o Mata Talks Tecidos de Origem – Moda, Corpo e Ancestralidade Contemporânea promove um encontro entre Jubba Samm e Maurício Duarte.
Com curadoria de Higor Advenssude, a Sala ACIMA propõe um espaço de troca, cocriação e formação artística, fortalecendo o diálogo entre diferentes linguagens e valorizando a diversidade na cultura contemporânea. O local abriga ainda o Estúdio TINO, dedicado à fotografia, além de ter toda a ambientação e mobiliário feita em parceria com o badalado Apartamento 61, que também curou artistas e designers expostos no espaço.
PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO NEGRO
Terça-feira, 11/11
- 15h – Mata Talks "Arte Contemporânea" – Contemporaneidades Afro-Indígenas Brasileiras
O encontro propõe refletir sobre memórias, ancestralidades e práticas artísticas que questionam paradigmas coloniais, ao mesmo tempo em que afirmam novas narrativas e imaginários com Emerson Rocha – Saturno, Elton Panamby e Rafaela Kennedy com mediação de Luana Kayodê.
Sábado, 15/11
- 15h – Mata Talks "Arquitetura Negra" – Espaços de Ancestralidade: A Nova Arquitetura Negra Brasileira
Encontro sobre arquitetura, mercado e ancestralidade com Audrey Carolini, Carol Martins e Pedro Rubens, mediação de João Gabriel.
Domingo, 16/11
- 19h – Sonora Acima: "Falas, Batidas e Encantarias"
Música de terreiro, rap, hip-hop e discotecagem em uma jam da música negra, periférica e ancestral feminina, com Beth Belli, Lys Ventura e Jup do Bairro, mediação de Karen Cunha.
Terça-feira, 18/11
- 19h – Mata Talks "Vozes Negras em Movimento"
Com Georgia Niara (fotografia), Kelly Pires (arte e tecnologia), Claudia Alexandre (literatura), mediação da jornalista Letícia Vidica.
Terça-feira, 25/11
- 19h – Mata Talks "Tecidos de Origem - Moda, Corpo e Ancestralidade Contemporânea"
Encontro entre dois nomes expressivos e premiados da nova geração da moda brasileira, com Jubba Samm e Maurício Duarte.
SALA ACIMA, na Casa Bradesco
Endereço: Al. Rio Claro, 190, Cidade Matarazzo, Bela Vista
Entrada gratuita mediante reserva no aplicativo MATA APP ou na bilheteria física.
Sobre a Casa Bradesco
Com o objetivo de democratizar e potencializar expressões artísticas, a Casa Bradesco é um centro de criatividade na região da Avenida Paulista que promove uma nova forma não só de apreciar as artes, mas de criá-las. Com uma infraestrutura única, integrada à natureza e à tecnologia, o espaço reflete a sinergia entre a Cidade Matarazzo e o banco Bradesco, comprometidos com o acesso aos mais diversos tipos de manifestações culturais na cidade de São Paulo. Projetada para ter quatro salas interdisciplinares, a Casa Bradesco abriu suas portas em setembro de 2024, com um espaço expositivo de dois mil metros quadrados, estreando com uma exposição retrospectiva do artista internacional Anish Kapoor, um dos mais expressivos nomes da arte contemporânea global. Em 2025, o centro de criatividade inaugurou a Sala ALI, com atividades artísticas gratuitas para crianças e famílias, e a Sala ACIMA, um laboratório focado no desenvolvimento de jovens nas diversas expressões de arte. Em breve, também terá uma sala multilinguagem, que oferecerá programação diversificada e imersiva.

Comentários: