Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Quinta-feira, 30 de Abril de 2026
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cidade São Bernardo do Campo

São Bernardo inicia vacinação em gestantes contra a bronquiolite 

Imunizante protege mãe e bebê do Vírus Sincicial Respiratório, que causa bronquiolite; grávidas a partir de 28° semana podem tomar a dose

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
São Bernardo inicia vacinação em gestantes contra a bronquiolite 
Igor Cotrim/PMSBC
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Em mais uma ação para fortalecer a proteção de gestantes e bebês de São Bernardo, a Prefeitura iniciou nesta sexta-feira, 5 de dezembro, a vacinação de gestantes com a vacina que protege o binômio mãe e bebe do VSR (Vírus Sincicial Respiratório), que causa a bronquiolite, inflamação dos bronquíolos, as pequenas vias aéreas nos pulmões, que afeta principalmente crianças com menos de 2 anos. 
 
As vacinas chegaram à cidade nesta sexta-feira e a vacinação célere visa reforçar a importância deste imunizante. A vice-prefeita Jéssica Kormick, representando o prefeito Marcelo Lima, acompanhou, no Hospital da Mulher, o início da vacinação. "É uma ação muito importante, quero parabenizar toda a equipe da Secretaria de Saúde e o nosso prefeito, Marcelo Lima, que está sempre cuidando da população", afirmou. "Temos mais de 900 gestantes que podem tomar a vacina e é uma alegria poder ofertar essa proteção", completou.
Publicidade

Leia Também:

 
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, explica que a vacinação tem potencial para reduzir a demanda por atendimentos de doenças respiratórias, especialmente entre crianças até 2 anos. "Apesar de ser muito mais grave em crianças, adultos também podem se contaminar. A vacina protege os dois e previne o desenvolvimento de asma nas crianças", destacou.
 
Dr Jean explicou que o vírus sincicial causa a bronquiolite e também pneumonia e em crianças pequenas, até seis meses, é alto o risco de óbito. " À medida que a gente tem uma vacina como essa, em que a mamãe, a partir da 28ª semana, tem a oportunidade, de forma gratuita, pelo nosso sistema único de saúde, de receber o imunizante, ela tem a condição de passar os anticorpos para o bebezinho pelo cordão  umbilical", completou.
 
ANSIOSA
 
Nesta sexta-feira foram vacinadas oito gestantes que estavam internadas e as que tinham consulta de pré-natal. Moradora do Rudge Ramos, Stefanye Alcântara, de 31 anos, foi a primeira munícipe a se imunizar. Grávida de 31 semanas, ela agradeceu a oportunidade. "Já estava acompanhando as notícias da chegada da vacina no SUS e estava ansiosa. Na rede privada é muito caro e com essa vacina sei que estou protegendo meu bem maior", concluiu.
 
Cintia Lima Fernandes, 39, está internada no Hospital da Mulher e em uma semana nasce a pequena Rafaela, cujo nascimento se dará com 34 semanas, devido a condições clínicas. "Minha bebê será prematura e saber que poderei tomar a vacina antes dela nascer me dá mais tranquilidade" declarou. 
 
As vacinas contra o vírus sincicial respiratório estarão disponíveis em todas as 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade para gestantes a partir da 28° semana de gestação a partir da próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro. O endereço das UBSs podem ser conferidos no link https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/ubs/.
FONTE/CRÉDITOS: Aline Melo
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.