"Uma janela para a China" é o tema da 10ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp em parceria com o Centro Cultural São Paulo (CCSP), a Spcine e o Museu da Imagem e do Som (MIS). O festival tem como palco, na primeira etapa, o Centro Cultural São Paulo (CCSP), onde serão exibidas 10 produções entre 08 e 19 de outubro, de forma presencial e gratuita, com duas a três sessões por dia. Com curadoria de Lilith Li e Wang Xiangyi, serão contemplados filmes chineses produzidos nos últimos três anos. Todos os filmes da 10ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo são exibidos com áudio em mandarim e legendas em português. Além desta, o festival conta com duas outras etapas. Uma com exibição simultânea em diversas cidades do interior de São Paulo, nos Pontos MIS, e a terceira, no mês de novembro, online, em colaboração com o Spcine. Realizada desde 2015, a Mostra já apresentou 103 obras chinesas para o público brasileiro até o ano passado de forma gratuita.
Em edição comemorativa, o ano de 2025 marca o plano para os próximos "50 anos Dourados" das relações bilaterais entre Brasil e China. Como expressão viva do intercâmbio cultural sino-brasileiro, um elo essencial na relação entre as nações, o evento busca apresentar ao Brasil o melhor da produção cinematográfica chinesa e atrair o público brasileiro para apreciar a sétima arte. Por meio do cinema, o festival aprofunda o entendimento dos brasileiros sobre a cultura chinesa e promove o aprendizado mútuo entre civilizações. Assim, o evento se consolidou como uma das manifestações culturais mais influentes da cidade na promoção da cultura chinesa.
O professor Luís Antonio Paulino, diretor-geral do Instituto Confúcio na Unesp, destaca os 10 anos de mostra exaltando a longa cooperação dos países. "Chegar à 10ª edição da Mostra de Cinema Chinês é motivo de enorme alegria e orgulho para o Instituto Confúcio na Unesp. Ao longo desses anos, vimos o projeto crescer, conquistar o público de São Paulo e se consolidar como um verdadeiro elo cultural entre Brasil e China", diz. Com um diálogo cultural dinâmico, os dois países têm melhor perspectiva histórica para intensificar as interações humanas, superar barreiras culturais, aprofundar o conhecimento mútuo e abrir novas frentes de cooperação. "O cinema é uma linguagem universal, que nos permite compreender melhor a história, os valores e as transformações de uma sociedade. Que esta edição seja, mais uma vez, um espaço de descobertas, encontros e diálogos, e que o público possa se encantar mais uma vez com a riqueza da produção cinematográfica chinesa contemporânea", conclui o diretor.
Sobre a curadoria
Com o tema "Uma janela para a China", a 10ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo convida o público a se aprofundar na sociedade do país asiático. O curador chinês Wang Xiangyi destaca que entre os filmes de realismo social selecionados, "O monte invisível" retrata, com autenticidade documental, a conquista do Everest por um alpinista cego; já "Impacto" grava em movimento dinâmico as intensas lutas de um time de rúgbi marginalizado; "Trending Topic" expõe a linha tênue entre verdade e ficção na era das tendências virais e "Deixe o barco partir" reflete as rupturas geracionais em meio à urbanização por meio das águas ondulantes de Jiangnan. "Juntas, essas obras constroem um prisma da China contemporânea por meio de linguagens cinematográficas distintas", diz.
Sobre as narrativas que abordam questões do feminino e da família, a curadora chinesa Lilith Li, produtora cultural e fundadora da Miaobai Culture, explica que "A Estrada de Li Hong" acompanha o despertar de uma mulher comum diante da repressão, enquanto "O amor de Mu Mu" transforma gestos silenciosos da linguagem de sinais na poesia de uma família surda; "O meu pequeno eu" reflete as complexidades da vida adulta pelo olhar de uma criança e "Eu e minha mãe adolescente" utiliza o deslocamento temporal para aproximar gerações com um humor rebelde. "Essas histórias traçam, por meio de retratos íntimos, o espectro das experiências pessoais", argumenta.
A inovação de gênero se destaca em algumas obras. Em "Leopardo das neves", por exemplo, as paisagens do planalto tibetano condensam a coexistência sagrada entre caçador e fera. Com "Boonie Bears: O retorno do futuro", animação e fantasia se mesclam com ficção científica em uma aventura na floresta.
LISTA DE FILMES CCSP (Centro Cultural de São Paulo) – 08 a 19 de outubro
- Leopardo das neves | 雪豹
China, 2023, DCP, 93 min, Livre
Direção: Pema Tseden
Elenco: Jinpa, Xiong Ziqiong, Tsewang Dolkar
- A Estrada de Li Hong | 出走的决心
China, 2024, DCP, 118 min, 12 anos
Direção: Gao Ming
Elenco: Yong Mei
- Deixe o barco partir | 乘船而去
China, 2023, DCP, 112 min, Livre
Direção: Chen Chen
Elenco: Ge Zhaomei, Liu Dan, Wu Zhoukai
- Impacto | 冲·撞
China, 2025, DCP, 108 min, 12 anos
Direção: Qiangsheng Huang
Elenco: Zhang Yu, Li Xian
- O amor de Mu Mu | 不说话的爱
China, 2025, DCP, 102 min, 12 anos
Direção: Han Yan
Elenco: Zhang Yixing, Li Luoan
- Trending Topic | 热搜
China, 2023, DCP, 115 min, 16 anos
Direção: Xin Yukun
Elenco: Zhou Dongyu, Song Yang, Yuan Hong
- O monte invisível | 看不见的顶峰
China, 2023, DCP, 94 min, Livre
Direção: Lixin Fan
Elenco: Documentário com Zhang Hong
- O meu pequeno eu | 小小的我
China, 2024, DCP, 106 min, Livre
Direção: Yang Lina
Elenco: Jackson Yee
- Eu e minha mãe adolescente | 我才不要和你做朋友呢
China, 2024, DCP, 121 min, 12 anos
Direção: He Nian
Elenco: Zhang Jingyi, Tan Songyun, Wang Hao, Bi Wenjun
- Boonie Bears: O retorno do futuro | 熊出没·重启未来
China, 2025, DCP, 99 min, Livre
Direção: Lin Huida
Elenco: Vozes de Zhang Bingguang, Zhang Shuang, Tan Xiao
Confira a programação do período presencial da Mostra - 8 a 19 de outubro, no Centro Cultural de São Paulo (CCSP)
Quarta-feira, 08 de outubro – Noite de Premier
- 20h: Deixe o barco partir (100 min)
Quinta-feira, 09 de outubro
- 15h00: Boonie Bears: O retorno do futuro (90 min)
- 17h00: Impacto (140 min)
- 19h45: A Estrada de Li Hong (110 min)
Sexta-feira, 10 de outubro
- 15h00: O amor de Mu Mu (135 min)
- 17h30: Eu e minha mãe adolescente (98 min)
- 19h30: Impacto (140 min)
Sábado, 11 de outubro
- 15h00: Leopardo das neves (125 min)
- 17h10: Deixe o barco partir (100 min)
- 19h30: O amor de Mu Mu (135 min)
Domingo, 12 de outubro
- 15h00: A Estrada de Li Hong (110 min)
- 17h15: O monte invisível (120 min)
- 19h30: Trending Topic (95 min)
Terça-feira, 14 de outubro
- 15h15: Eu e minha mãe adolescente (98 min)
- 17h15: Leopardo das neves (125 min)
- 19h40: Boonie Bears: O retorno do futuro (90 min)
Quarta-feira, 15 de outubro
- 15h00: O monte invisível (120 min)
- 20h00: O meu pequeno eu (105 min)
Quinta-feira, 16 de outubro
- 17h00: O amor de Mu Mu (135 min)
- 19h10: O meu pequeno eu (105 min)
Sexta-feira, 17 de outubro
- 15h00: Trending Topic (95 min)
- 17h10: Leopardo das neves (125 min)
- 19h30: O monte invisível (120 min)
Sábado, 18 de outubro
- 15h00: Impacto (140 min)
- 17h40: O meu pequeno eu (105 min)
- 19h40: Eu e minha mãe adolescente (98 min)
Domingo, 19 de outubro
- 15h00: A Estrada de Li Hong (110 min)
- 17h15: Deixe o barco partir (100 min)
- 19h15: Trending Topic (95 min)
SERVIÇO
10ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo 2025
Tema: "Uma janela para a China"
Curadores: Lilith Li e Wang Xiangyi
*Todos os filmes serão exibidos em mandarim e legendados em português.
Períodos da Mostra:
- CCSP - Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo - SP)
De: 8 a 19 de outubro. Formato: Presencial.
Sala SPcine Lima Barreto. ENTRADA GRATUITA.
Retirada dos ingressos: 1h30 antes da sessão.
Acesse a programação completa com sinopses: https://mostracinema.institutoconfucio.com.br/10a-mostra-de-cinema-de-sao-paulo/
- Prontos MIS (unidades do MIS – Museu da Imagem e do SOM – no interior de São Paulo): De: 1 a 30 de novembro
Formato: Presencial. Premier: 1 de novembro.
Mais informações em breve.
- SP Cine: De: 13 a 30 de novembro
Formato: Online. Abertura: 13 de novembro.
Mais informações em breve.
Sobre a Mostra
Desde 2015, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo por meio do Spcine e do CCSP, o Instituto Confúcio na Unesp realiza anualmente a Mostra de Cinema Chinês. Os objetivos são divulgar a cultura chinesa, compartilhar histórias e vozes, aprofundar a compreensão e a amizade e consolidar um evento cultural chinês no Brasil.
Sobre os curadores
Lilith Li – Curadora e fundadora da Miaobai Culture. Com ampla experiência em gestão de grandes projetos de intercâmbio cultural e comercial internacionais, trabalhou na Associação de Amizade Cultural Austrália-China, na mídia de ciência e tecnologia Pingwest e 36Kr. Atuou como assistente do Presidente Executivo do Gold Aries Award no Macau International Film Festival de 2016, como curadora da Semana de Cultura de Sydney na Austrália (2017-2019) e como curadora da 7ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo. Fundou uma empresa de projetos culturais e lidera uma equipe dedicada a projetos de intercâmbio cultural internacional.
Wang Xiangyi - É graduado pela Academia de Cinema de Pequim e pela Universidade de Southampton - Reino Unido. Atualmente é Coordenador de Seleção do Tiantan Award no Beijing International Film Festival.
Instituto Confúcio na Unesp
A instituição foi criada por meio de um convênio entre a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade de Hubei, com o apoio da "Fundação de Educação Internacional Chinesa". Inaugurado em novembro de 2008, o instituto faz parte de uma rede internacional de mais de 500 Institutos Confúcio presentes em 146 países, que têm por missão o ensino e a promoção da língua e da cultura chinesa. É o órgão no Brasil autorizado pelo governo da China a aplicar os exames de proficiência de língua chinesa (HSK, HSKK e YCT). Atualmente, o Instituto Confúcio na Unesp está presente, além da capital paulista, em 12 cidades do interior de São Paulo onde a Unesp mantém unidades de ensino. Também está presente nas cidades de Manaus-AM e São Luís-MA, por meio de convênios assinados com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Acesse os canais oficiais do Instituto Confúcio na Unesp: Instagram e site.
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