Congresso de História vai celebrar 100 anos da Represa Billings

Importância do reservatório foi discutida em reunião preparatória para o evento regional na sede do Consórcio ABC

Fonte: Rodolfo Albiero
Congresso de História vai celebrar 100 anos da Represa Billings Divulgação/Consórcio ABC

O centenário da Represa Billings, que será comemorado em 2025, será um dos temas prováveis da próxima edição do Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC. A importância do reservatório para as sete cidades foi discutida em reunião aberta ampliada de planejamento do evento regional, realizada no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, da qual participaram representantes do Poder Público e da sociedade civil.

 

Durante o encontro, organizado pelo Grupo Temático História e Memória do Consórcio ABC, os participantes entenderam a importância de ter como tema central do Congresso de História a questão ambiental em torno da Billings, incluindo questões sociais e econômicas relacionadas ao reservatório.

 

Idealizada em 27 de março de 1925, a represa Billings é o maior reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo e abrange os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além da Capital.

 

Durante a reunião preparatória, foram ainda apreciadas as sugestões feitas pelos participantes da última edição do Congresso de História, ocorrido em Santo André em 2022, e revistos os temas das edições do evento regional realizadas desde 1990.

 

Também foi discutida a possiblidade da publicação de um edital de chamamento para seleção de trabalhos acadêmicos e não acadêmicos em parceria com universidades da região.

 

Nos próximos meses, serão feitas as articulações com instituições parceiras para apoiar na construção da programação e das atividades preparatórias do Congresso de História, previsto para o segundo semestre de 2025.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha