Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Quinta-feira, 16 de Abril de 2026
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Mundo

Indiano é preso por administrar embaixada falsa

Homem se passava por embaixador de nações imaginárias para enganar pessoas e obter dinheiro. Ele conduzia suas operações a partir de uma luxuosa propriedade nos arredores de Nova Délhi

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Indiano é preso por administrar embaixada falsa
Uttar Pradesh Police Special Task Force/AP Photo/picture alliance
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Autoridades da Índia prenderam nesta quarta-feira (23/07) um homem acusado de administrar uma embaixada falsa em uma luxuosa propriedade perto da capital, Nova Délhi.

Harshvardhan Jain teria enganado pessoas para obter dinheiro, prometendo empregos no exterior, de acordo com informações divulgadas por oficiais de uma força-tarefa especial do estado de Uttar Pradesh, no norte do país.

Jain, de 47 anos, apresentava-se como embaixador ou assessor de locais inexistentes, como "Seborga" ou "Westarctica".

Publicidade

Leia Também:

Investigadores afirmaram ao jornal India Today que Jain dizia a pessoas inocentes que poderia ajudar com trabalhos ou contratos em nações "amigas" devido à sua influência diplomática.

As nações que ele citava seriam pequenos Estados soberanos. Mas os países, fictícios, não são reconhecidos por nenhum governo, ainda que alguns tenham bandeiras e passaportes.

A polícia recuperou quase 4,5 milhões de rúpias indianas (cerca de 52 mil dólares) e outras moedas estrangeiras em dinheiro vivo após invadir a propriedade, que era decorada com bandeiras de diversos países.

Carros com placas falsas

Jain conduzia as operações a partir de um prédio residencial alugado, com carros de luxo que tinham placas diplomáticas falsas estacionados do lado de fora.

No local, os investigadores encontraram fotos adulteradas com líderes mundiais, passaportes falsificados e selos adulterados do Ministério das Relações Exteriores da Índia e de nações imaginárias.

Jain também é suspeito de lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada no exterior, segundo a polícia. E deve enfrentar acusações de falsidade ideológica e posse de documentos falsos.

Ele nasceu em uma família rica de industriais e estudou administração de empresas na Índia e em Lonfres, conforme o India Today. E já havia sido preso em 2011 por posse ilegal de um telefone via satélite.

FONTE/CRÉDITOS: Roshni Majumdar/DW Brasil
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.