Publicidade

Pão caseiro: o sabor é delicioso demais.

Fazer pão caseiro é uma experiência gratificante e deliciosa, especialmente quando se pode sentir o aroma irresistível do pão assando pela casa


Pão caseiro: o sabor é delicioso demais. Internet

Esta receita de pão caseiro é simples, resultando em um pão macio por dentro e com uma casca crocante por fora. Os ingredientes são básicos: farinha de trigo, água, fermento biológico, sal, açúcar, óleo, ovos e leite. O pão caseiro é uma ótima opção para o café da manhã ou lanche, podendo ser servido com manteiga, geleia ou até mesmo para acompanhar refeições. Além disso, o prazer de fazer seu próprio pão é algo que torna a experiência ainda mais especial. Prepare esse pão caseiro e desfrute do sabor incomparável de um pão fresquinho feito por você mesmo. Uma receita simples que traz aconchego e alegria para a sua casa!



Ingredientes (3 porções)


1 kg de farinha de trigo aproximadamente

1 e 1/2 xícara de leite morno (aprox. 400 ml)

1/2 xícara de água morna

1/2 xícara de óleo (aprox. 100 ml)

4 colheres (sopa) de açúcar (aprox. 200 g)

1 colher (sopa) de sal

2 ovos

30 g de fermento biológico fresco (ou 10 g de fermento biológico seco)



Modo de preparo : 1h 30min


Em uma tigela, dissolva o fermento no açúcar e acrescente o sal, os ingredientes líquidos, os ovos e misture muito bem.

Acrescente aos poucos a farinha até formar uma massa macia e sove bem a massa.

Deixe a massa descansar por aproximadamente 1 hora.

Após o crescimento, divida a massa, enrole da forma que desejar, coloque nas formas e deixe crescer até dobrar de volume.

Leve para assar em forno médio (200° C), preaquecido, por aproximadamente 30 minutos.

Retire o pão do forno e pincele leite para a casca ficar mais macia.



Se você quiser um pão ainda mais fofinho, ajuste a quantidade de fermento para 45 g e, se quiser regular o sal, pode usar apenas 1/2 colher (sopa) como fizemos no vídeo-receita.

Para deixar seu pão caseiro fofinho, também é importante usar leite: ele deixará a massa bem macia. Mas, se você quer mais crocância, faça seu pão caseiro com água.

A receita de pão caseiro é mais prática do que muitos imaginam, mas, para que ela saia perfeita, é preciso respeitar o tempo de descanso da massa e as temperaturas. Por isso, uma boa dica é deixar seu pão caseiro descansando no forno bem baixinho e com a porta entreaberta: assim ele cresce bastante e deixa o processo de fazer pão caseiro simples e rápido!

Por mais que esteja fazendo um pão caseiro salgado, não esqueça do açúcar: ele serve de alimento para o fermento e, portanto, não vai deixar seu pão caseiro doce!




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha