Publicidade

Ingredientes básicos que você precisa ter em sua cozinha

Fonte: Carolina Costa
Ingredientes básicos que você precisa ter em sua cozinha

Para o preparo dos melhores pratos você precisa de uma cozinha equipada de utensílios e também de ingredientes básicos que darão o sabor delicioso da comida. Os temperos são os primeiros que vêm à mente, mas saiba que eles não são os únicos. Que tal conhecer o que não pode faltar na sua cozinha? Preparamos uma lista com os principais ingredientes e organizamos uma sugestão de cardápio.

Os ingredientes que não podem faltar na cozinha

A seguir, confira vários ingredientes básicos que te acompanharão em preparos simples e rápidos, com dicas de armazenamento e de pratos que utilizam cada um deles:

Sal

O sal ajuda a realçar o sabor dos alimentos, mas pode mascarar o verdadeiro sabor do seu preparo, por isso, atenção na quantidade. Ele deve ser guardado no armário, em um recipiente com tampa e longe da umidade. Sua durabilidade média é de 1 ano se for o sal iodado. Você o utiliza em diversas receitas básicas e mais elaboradas, como legumes refogados e fritos, tortas, saladas e carnes.

Pimenta seca em pó ou em grãos

Assim como o sal, sua função é acentuar o sabor dos alimentos, já que possui diferentes variedades, desde as mais leves até as mais picantes. É rica em nutrientes, deve ser armazenada em um recipiente com tampa e sua durabilidade varia conforme o tipo. Use o ingrediente em preparos salgados variados, desde carnes, refogados e até pães de frigideira.

Alho

Um tempero natural bastante útil na cozinha, o alho protege o coração e ajuda a combater o colesterol, por isso, é um grande aliado da saúde. Deve ser guardado na fruteira com a casca e pode durar até 3 meses. Dentre as principais receitas para utilizá-lo estão a manteiga e a maionese de alho, o pão de alho e o famoso macarrão ao alho e óleo.

Cebola

Versátil e rica em fibras e vitaminas, pode ser utilizada desde uma base de tempero como o nosso brasileiríssimo “refogado” com cebola, alho e azeite; acompanhamento de uma salada ou até como elemento principal em uma sopa ou torta. Com casca, ela dura de 3 a 5 semanas sem necessidade de ficar na geladeira. Você pode aproveitá-la de vários modos: crua, assada, grelhada ou frita em preparos salgados, saladas, ou nas conhecidas onion rings.

Açúcar

Muito comum nos preparos doces, o açúcar também é o responsável por fazer o fermento crescer. Vale se arriscar em suas variedades, ainda mais se busca uma receita mais leve e saudável. Deve ser guardado em um ambiente seco e possui uma validade longa (contanto que esteja sem mofo, cor e gosto diferente ou odor estranho). É usado em muitos doces e sobremesas como tortas, bolos, bebidas e geleias.

Ervas frescas

São grandes aliadas por realçar o sabor e até transformar um prato simples em uma refeição mais completa. Salsa, coentro, alecrim, hortelã, cheiro-verde e cebolinha são exemplos de ervas frescas que não podem faltar na sua cozinha. Você pode ter sua própria plantação em casa e colher apenas o que precisa. Porém, se for guardar, saiba que elas murcham rapidamente, então, uma opção é substituí-las por ervas secas. Elas combinam com os mais variados pratos salgados.

Manteiga

A manteiga é usada tanto para refogar, aliada ao óleo ou azeite, quanto para fazer parte das receitas, em bolos, massas, tortas doces e salgadas. Além de saborosa, ela é rica em vitaminas. Deve ser armazenada na geladeira, preferencialmente na porta, caso deseje uma consistência mais mole, e dura até 3 semanas após aberta. Na preparação de pratos, dê preferência a manteiga sem sal.

Óleos

Os óleos vegetais, como o de soja, de girassol, de canola, de milho e de coco, são ricos em nutrientes e ácidos graxos. São mais acessíveis em comparação aos azeites e usados para refogar e cozinhar os alimentos. Já o azeite de oliva é mais saudável, pois previne problemas cardiovasculares e ajuda a diminuir o “colesterol ruim”. Também, pode aparecer como tempero de saladas cruas e finalização de pratos. Tanto o óleo quanto o azeite precisam ser guardados em um ambiente longe do calor e da umidade.

Arroz

Seja branco ou integral, o arroz definitivamente precisa estar presente na sua cozinha. Faz parte dos alimentos essenciais e você pode se virar bem com esse ingrediente em casa. Além do arroz clássico, vale incrementar com outros itens, como cenoura e quinoa, e também reaproveitar as sobras para fazer bolinhos salgados. Em temperatura ambiente e embalagem original, o arroz branco pode durar até 2 anos e o integral 6 meses. Porém, após o cozimento, a média é de 3 a 4 dias armazenado na geladeira.

Ovos

Os ovos unem todos os elementos de uma massa e ainda podem ser preparados cozidos, mexidos ou fritos. Eles estão em muitos preparos, seja nas receitas doces, como bolos e sobremesas, ou nas salgadas, como os pães e tortas. Para conservá-los, os ovos devem ser sempre refrigerados, na parte mais alta da geladeira, por média de 25 a 30 dias.

Batata

Presente em quase todos os almoços de domingo, a batata é rica em vitaminas e fonte razoável de ferro. Pode ser servida em saladas, purês, bolinhos, panquecas e no delicioso escondidinho. Se quiser apostar em uma versão mais fit, vale investir também na batata-doce. Qualquer seja o tipo, guarde o legume em um local fresco, arejado, mas evite ambientes frios e úmidos para que sua durabilidade seja de em média 2 semanas.

Tomate

A fruta é comumente usada nos pratos salgados, sem contar que rende um ótimo molho para macarrão e pode aparecer até em sopas e tortas. Ou seja, versatilidade é a palavra ideal para definir o tomate. Rico em nutrientes, dura de 3 a 7 dias em temperatura ambiente e até 10 dias se armazenado na geladeira (esse período varia dependendo do quão maduro ele está).

Feijão

O feijão é encontrado em diversas variedades como: feijão preto, carioca, branco, vermelho, fradinho, dentre outros. É uma excelente fonte de vitaminas, proteínas, fibras e ferro, previne doenças cardíacas e melhora a digestão. O mais comum é encontrá-lo em pratos salgados, porém, o manju é um exemplo de doce japonês feito com feijão. Deve ser guardado em potes herméticos em local seco e arejado. Dura entre 1 a 2 anos enquanto cru e, após cozido, deve ficar na geladeira e ser consumido em até 5 dias.

Molho de tomate

Feito a partir de tomates cozidos ou processados e misturados com outros ingredientes, um molho simples pode levar apenas tomates, sal, pimenta e azeite. Além de ser fonte de vitaminas e minerais, ele é rico em antioxidantes e baixo em calorias. A sua durabilidade média é de 5 dias na geladeira e 3 meses se congelado. Deve ser colocado em um pote de vidro limpo (esterilizado) e bem fechado. Combina com pizzas, carnes, lasanhas e muitos outros preparos salgados.

Macarrão

Prático e fácil de preparar, rende almoços e jantares deliciosos. O bom é ter diferentes variedades de macarrão e até investir na versão integral ou sem glúten. Leve, nutritivo e energético, ele pode ser incrementado até em saladas. Cozido, dura até 6 dias e cru, ainda fechado, segue a orientação do fabricante na embalagem.

Cenoura

Excelente opção para substituir o tomate, a cenoura é a base para um bom caldo ou sopa. Além de preparar o delicioso bolo de cenoura com calda de chocolate, esse ingrediente também aparece em sucos, snacks e suflês. É rica em nutrientes e deve ser armazenada na geladeira, com duração de até 3 semanas.

Farinhas

Um ingrediente que nunca é deixado de fora, afinal, é o principal em pães, tortas, para empanar e em bolos. Quem tem dietas restritivas ou mais saudáveis pode apostar nas farinhas de arroz, de aveia, de mandioca, de milho, fubá e até de tapioca. Para armazenar, deixe no armário longe da luz e do calor, e, se for o caso, também vale guardar na geladeira ou freezer se o local for muito quente. Sua durabilidade muda conforme a variedade, indo de 3 até 6 meses.

Fermento químico em pó

Essencial para dar vida para pães, bolos, tortas e massas, o fermento em pó não pode faltar na cozinha. Deve ser armazenado em local fresco, seco e escuro, preferencialmente na embalagem original. Sua vida útil é longa, porém, antes de usar, sempre confira a validade no rótulo. Uma dica é adicionar um pouquinho de água em uma colherzinha de café de fermento. Se ele borbulhar e estiver dentro do prazo, então, está bom para uso.

Limão

O limão é uma fruta muito útil na cozinha. Pode ser consumido como suco natural ou usado para evitar que maçãs e abacates escureçam. Além disso, ele também é um ótimo tempero para saladas, batatas fritas, peixes e marinadas de carnes em geral. Deve ser guardado na geladeira após cortado e dura em média 3 dias.

Laranja

Pode ser consumida in natura e é ótima para o preparo de bolos, sobremesas, sucos, drinques, molhos e até para temperar carnes. É rica em vitaminas e costuma agradar até os paladares mais exigentes. Com casca e inteira, dura por até 4 semanas em um saco plástico fechado na geladeira.

Banana

Fruta tropical doce e macia, é consumida pura ou em preparos doces e salgados. É rica em nutrientes, auxilia na digestão e dá energia, sem contar que é rica em antioxidantes. Sua durabilidade depende do estágio de maturação, já que bananas verdes duram mais do que as maduras. Devem ser armazenadas em temperatura ambiente, longe de fontes de calor e de frutas que aceleram seu amadurecimento, como maçãs e peras. Se preferir, pode guardar na geladeira, mas a casca ficará mais escura.

Leite

Fonte de cálcio, o leite aparece em muitos preparos doces e salgados, sem contar que pode ser usado em bebidas quentes ou frias. Também é um dos principais ingredientes do molho branco. Para dietas mais restritivas, opções como o leite vegetal ou sem lactose são indicadas. Após aberto, dura de 2 a 4 dias, porém, se estiver fechado, siga a informação da embalagem.

Queijos

Pensando em durabilidade, o queijo é um ingrediente que pode ser consumido puro, como petisco ou usado na finalização de pratos. O parmesão, por exemplo, é ótimo por cima de uma bela macarronada. Gratinados e risotos também pedem queijos, então, sim, eles podem ser considerados essenciais. A durabilidade depende do tipo de queijo: eles devem ser armazenados na geladeira e duram 5 dias se forem mais frescos ou até 1 mês se forem mais duros e secos.

Carnes

Carne de boi, frango e porco são as mais comuns na cozinha brasileira. A carne de boi é rica em proteínas, ferro, zinco e aumenta a sensação de saciedade, sendo encontrada em cortes como mignon, acém, costela e contrafilé. Já a de frango é fonte de proteína magra, com baixo teor de carboidratos e gordura, com cortes como peito, coxas e sobrecoxas. A carne de porco, por sua vez, tem tiamina, creatina e é uma opção mais acessível, em cortes como lombo, costeleta, pernil, linguiça e panceta. Podem ser preparadas na churrasqueira, na panela, fritas, cozidas ou assadas. Todas devem ser guardadas na geladeira e a durabilidade é de 2 a 5 dias.

Folhas verdes

A cor verde é a principal característica de vegetais como: alface, repolho, rúcula, agrião, acelga, couve e espinafre. Contém nutrientes, fibras e aparecem em preparos variados, desde sopas, sucos e omeletes até as clássicas saladas. São altamente perecíveis, então devem ser armazenadas na geladeira, em sacos plásticos ou recipientes herméticos para serem consumidas o mais breve possível.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha